Vereadores recebem diretores de escola e reforçam compromisso por votação do PL 95 nesta quinta

Por Vítor Aguiar

Publicado em 26/06/2024 17:06
A Câmara Municipal de Itapeva recebeu diretores de escolas municipais nesta quarta-feira (26). Ao todo, mais de 30 representantes da categoria estiveram na Sala de Reuniões do Palácio Vereador Euclides Modenezi e foram recebidos pelo Presidente da Casa, Roberto Comeron (PP), que esclareceu pontos acerca do Projeto de Lei 95/2024, que será votado em dois turnos nesta quinta.

O projeto trata de uma mudança de referência salarial para os diretores e supervisores escolares. Ainda assim, isso não significa aumento salarial, segundo os diretores. A ideia seria a incorporação de uma gratificação que eles já recebem ao valor do salário. Assim, eles seguiram ganhando o mesmo valor, mas retomando condições previdenciárias que foram perdidas em uma ação direta de inconstitucionalidade no ano passado.

Durante o encontro, os diretores também falaram com o vereador Júlio Ataíde (PL) e Marinho Nishiyama (Novo) explicando a importância da aprovação da pauta. Os três vereadores tranquilizaram os diretores e reforçaram seus compromissos de que a pauta, adiada na última sessão, será votada amanhã.

O vereador Marinho Nishiyama explicou esse processo. “O adiamento era apenas para ganhar força, para ver se era incluído o aumento de referência para os coordenadores. Foi deixado claro que independentemente de vir esse projeto dos coordenadores ou não, o projeto de vocês (diretores) entraria na pauta. Eu tenho certeza que a gente vai pautar e ninguém vai pedir adiamento, porque era um compromisso nosso”.

O vereador Júlio Ataíde também reforçou a importância do projeto. “A gente sabe da importância disso para a educação, para o cargo (...) O que foi falado lá foi que ia adiar para que se tivesse uma ajuda, se fosse legal, ao projeto dos coordenadores, mas não muda nada da minha parte. A aprovação de um projeto não está vinculada ao outro. A gente sabe o quanto vocês lutaram para chegar a isso”.

Os diretores também reforçaram que o pedido dos coordenadores escolares é diferente, tratando, esse sim, de um aumento salarial propriamente dito. Havia, inclusive, expectativa por parte de alguns vereadores, que um projeto de valorização das três carreiras (diretores supervisores e coordenadores) tivesse sido apresentado, como reforçou Ataíde.

Além das conversas, os diretores também entregaram aos vereadores um documento com todo o histórico do seu pleito e desse projeto. Ao fim do encontro, o Presidente Roberto Comeron falou sobre a reunião.

“É muito importante ter esses debates construtivos. Hoje, nós recebemos os diretores e diretoras das nossas escolas, que estão reivindicando uma mudança de referência, que vai ser feita. É um trabalho que eles estão atrás há muito tempo e nós iremos fazer isso, vamos trazer essa mudança de referência em votação amanhã, em dois turnos”.