Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Câmara aprova alteração na Lei Orgânica do Município sobre lei orçamentária

Por Vítor Aguiar

Publicado em 15/07/2024 21:35
A Lei Orgânica do Município de Itapeva terá uma alteração. Na noite desta segunda-feira (15), a Câmara aprovou um projeto de emenda, que trata do funcionamento da Lei Orçamentária Anual (LOA). A proposta já tinha sido aprovada em 1º turno na última semana e voltou agora a passar pelo Plenário, dessa vez em 2º turno.

A mudança no texto é simples: apenas a adição da palavra “impositivas” para descrever melhor do que tratam as emendas individuais citadas no parágrafo 1º do artigo 142-A.

Assim, o trecho ganha a seguinte redação: “As emendas individuais impositivas ao Projeto de Lei Orçamentária serão aprovadas no limite de 2,0% (dois por cento) da receita corrente líquida do exercício anterior ao do encaminhamento do projeto, observado que a metade desse percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde”.

A emenda aprovada nesta segunda alterou um artigo que já tinha sido alterado neste ano, quando aconteceu a ampliação do limite máximo para 2%. O texto, porém, não tratou a emenda como “impositiva”, algo que só foi corrigido agora, como explicou o vereador Tarzã (PP), autor da proposta.

“A proposta original da vereadora Débora (Marcondes, PSDB), durante a votação, eu observei que tinha uma falha na redação. Tentamos pela Comissão de Legislação, mas naquele momento não era o caminho. Então, a saída foi fazer uma nova emenda”.

A própria Débora Marcondes também tratou dessa alteração na LOM, a definindo como uma “segurança para que os próximos prefeitos também venham a cumprir” essas emendas individuais. As emendas individuais impositivas são valores destinados a partir dos vereadores para o desenvolvimento de ações dentro do Município, com pelo menos metade dele sendo destinado obrigatoriamente à saúde.

A pauta foi aprovada por unanimidade e, agora, será enviada para assinatura da Mesa Diretora da Câmara, que, então, encaminha para publicação no Diário Oficial de Itapeva, a partir de quando, a alteração passa a valer.

Acidente na SP-127

Além disso, também foi aprovado em turno único um requerimento de autoria do vereador Ronaldo Coquinho (PL), registrando votos de congratulações à equipe designada pelo Prefeito de Ribeirão Branco, Tuca Ribas. Os profissionais prestaram apoio após o grave acidente na SP-127, em Itapetininga, que vitimou 10 moradores do bairro da Palmeirinha.

O vereador afirmou que registrou o requerimento como forma de “gratidão” aos profissionais que trabalharam para dar todo o suporte necessário aos familiares das vítimas depois da tragédia. “Foi bonita a forma como a Prefeitura de Ribeirão Branco atendeu às pessoas, não perguntou se era do município de Ribeirão, de Itapeva. O intuito era só de acolher o ser humano que estava ali naquele momento, pessoas que estavam muito tristes”.

Além de Ronaldo, vários outros vereadores também lamentaram o acidente e prestaram condolências às famílias das vítimas, entre os quais Celinho Engue (PDT), Robson Leite (MDB), Áurea Rosa (PP) e Débora Marcondes (PSDB).

A 44ª Sessão Legislativa

Durante o período explicações pessoais, o vereador Robson Leite (MDB) parabenizou o jornalista Sebastião Pereira, o SPC, pela publicação de seu livro O Mistério dos Anjos e fez menção ao dia do pecuarista, comemorado nesta segunda.

Os vereadores Áurea Rosa (PP), Tarzã (PP), Roberto Comeron (PP) falaram sobre o papel dos vereadores em trabalhar para o desenvolvimento de Itapeva, as missões individuais e o histórico dos seus trabalhos e do Legislativo. A vereadora Vanessa Guari (Republicanos) comentou sobre a importância do agronegócio no município e também reforçou o papel dos vereadores.

Por fim, os vereadores Júlio Ataíde (PL) e Marinho Nishiyama (Novo) falaram sobre trabalhos de comissões na Câmara. O primeiro, registrou o início dos trabalhos da Comissão Processante aberta na última semana para investigar o Prefeito Dr. Mario Tassinari. Marinho, por sua vez, falou sobre o trabalho da CEI do Laboratório, que vai apresentar o relatório parcial nos próximos dias. Segundo o vereador, “há indícios de que havia falhas na má prestação de serviços desse laboratório”.

A íntegra da 44ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da quinta-feira (18).

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui

Siga-nos