Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript
Logo de Câmara Municipal de Itapeva
Aguarde um momento o carregamento da página

Autoridades apontam riscos na realização de cavalgada fora do planejamento no 20 de setembro

Data, que marca aniversário de Itapeva, já tem programação prevista, com desfile de alunos
Por Vítor Aguiar
sexta-feira, 12 de setembro, 2025 - 18:56
Imagem da notícia

A Comissão de Direitos Difusos se reuniu nesta sexta-feira (12) para debater acerca de um desfile de cavalgada que foi marcado para o aniversário de Itapeva (20 de setembro), sem planejamento com a Prefeitura. Na oportunidade, diversas autoridades da segurança pública e da administração municipal apontaram riscos e problemas na realização do evento, que foi anunciado na última segunda-feira (8).

Segundo o secretário de Cultura, Samir Lahoud, a programação do aniversário da cidade vem sendo montada há várias semanas e não há logística para encaixar a cavalgada de última hora.

“Esse evento do dia 20 está sendo construído há meses, então não dá para chegar e só dizer ‘vão lá e participem’. Precisamos pensar em estrutura, em cada detalhe. Não existe, em uma administração sensata, a possibilidade de realizar uma coisa de última hora. A gente não sabe as possibilidades que a gente pode garantir de segurança para os animais e para a sociedade. No dia 20, vai ter uma quantidade enorme de pessoas e veículos na rua, não há como colocar os animais lá agora”.

A programação prevê diversos eventos ao longo da semana, e, principalmente no dia 20, quando acontecerão hasteamento da bandeira, apresentação da Lira Itapevense, desfile dos alunos das escolas, show gospel e missa de ação de graças.

A possibilidade de interdição de ruas para a realização da cavalgada foi outro problema apontado pela secretária de Educação, Geni Cardoso. “Existe um mapa com as ruas interditadas, na legislação, por conta de ambulância, segurança, bombeiros. Existe toda uma logística de quais ruas podem ser interditadas e que precisam estar livres. Temos que ter cuidado com esse fluxo de carro”.

O Sargento Santos, da Polícia Militar, também se posicionou contra a cavalgada. “Existe a expectativa de um público grande. Nós estamos preparados para o desfile com crianças, escolas e público. Não há nenhum ofício sobre cavalgada. Como se preparar para um evento se você não tem conhecimento dele? Como ser eficiente se você não sabe o que vai acontecer? Se for acontecer, que seja pelo menos em horário diferente do desfile, para que tenhamos condições mínimas de garantir a segurança de todos, inclusive dos cavaleiros”, afirmou.

Apesar dos apontamentos contrários, o presidente do Clube do Cowboy – organização responsável pelo evento –, Maurício Albuquerque, foi irredutível sobre a realização da cavalgada e seu ponto de partida na Praça do Tropeiro. Assim, tentou-se chegar a alternativas sobre data, horário e percurso, mas não houve acordo.

“A gente vai se concentrar na Praça do Tropeiro. Por cinco anos, a gente saiu dali e vocês nunca fizeram nada? Todo ano eu faço, vocês não podiam questionar isso antes? Eu vou sair da Praça do Tropeiro e vou achar um trajeto que não atrapalhe o desfile, pode ter certeza que não vou prejudicar nenhum deles”, afirmou o cavaleiro, que deixou a reunião antes do final.

A partir dessa afirmação, o comandante da Guarda Civil Municipal, Adriano Generoso, foi questionado sobre a segurança pública no dia 20 com a programação prevista e a cavalgada. Ele reafirmou a preocupação e disse que seria melhor não haver o evento, mas garantiu que a GCM estará pronta. “Fiquem despreocupados, a Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão prontas para agir, se necessário”.

A reunião

Participaram da reunião os secretários de Defesa Social, Coronel Fernandes; Cultura e Turismo, Samir Lahoud; Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Paulinho Saponga; e Educação, Geni Müzel. Também estiveram presentes representantes da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, dos protetores de animais e da OAB, além do Clube do Cowboy.

O encontro extraordinário da Comissão de Direitos Difusos e Coletivos e Proteção Animal foi a única nesta sexta-feira. A transmissão da reunião está disponível por meio do Facebook da Câmara Municipal.



Arquivo de Notícias

Buscar no Portal