Em sessão solene, Câmara homenageia voluntários de Itapeva
Oito voluntários receberam Diplomas de Voluntário Dona Lurdinha, em comemoração ao dia do voluntário
Por Vítor Aguiar
Publicado em 12/12/2024 22:25
Os homenageados foram Ângela Maria Santos (do Lar Vicentino), Irene Rodrigues Freire (da Avacci), Rosmaria Aparecida Romanow (do Mães da Vida e da Pastoral da Saúde), Lucas Alexandre Batista (da Luz da Visão e da Santa Casa), João Guilherme Gorski (da Santa Casa, do Lar Vicentino e do Lar do Amor), Paulo Batista da Silva (que atua pela regulação fundiária na Agrovila), Leonardo César Tassinari (do Lar Vicentino) e Lucas Godoy Cleto (do projeto A Casa).
As autorias dessas honrarias foram, respectivamente, dos vereadores Áurea Rosa, Débora Marcondes, Ronaldo Coquinho, Roberto Comeron, Tarzan, Saulo Leiteiro, Robson Leite e Celinho Engue.
Presidente da Câmara, o vereador Roberto Comeron comentou sobre o serviço dos voluntários. “O voluntariado é um ato de servir como Jesus ensinou. Ele servia as pessoas com toda entrega e a Bíblia ensina: ‘amai uns aos outros’. Só é capaz de amar ao próximo aquele que tem o coração com boa vontade. No livro de Coríntios, diz o seguinte: ‘Deus ama a quem dá com alegria’ e o voluntário se entrega naquilo que faz, porque quer uma sociedade melhor, mais justa, distribuindo amor, praticando a caridade e a solidariedade”.
Esse diploma é concedido anualmente desde 2021, sempre em dezembro, em reconhecimento a pessoas que vivem em Itapeva e têm se destacado no serviço voluntário, pelos relevantes serviços prestados juntos a entidades filantrópicas ou ONGs. O nome da honraria homenageia a professora Dona Lurdinha, que coordenou diversas entidades de filantropia na cidade e lutou pelas pessoas carentes de Itapeva até sua morte, em 2002.
A homenageada Irene Freire relembrou do legado de Dona Lurdinha. “Quero agradecer a Deus e à Dona Lurdinha, que deixou esse exemplo de voluntariado para Itapeva. Ela foi uma grande pessoa. Eu a conheci e aprendi muito com ela, a ajudei também”. O vereador Tarzan endossou: “Dona Lurdinha fazia a diferença, ela foi um ícone de amor ao próximo”.
Além dos vereadores e dos homenageados, a solenidade também contou com a presença de diversos amigos e familiares dos voluntários e, também de autoridades, como o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Nestor Renato; o presidente da Igreja Maranata de Itapeva, Pastor Walter Barbosa; a vereadora eleita Val Santos; e representantes da diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.
A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.