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Em visita à Câmara, secretário de Transportes e Serviços Rurais projeta estadualização de estradas vicinais e “Melhor Caminho municipal"

Laurindo Paulino atualizou os trabalhos da sua pasta e detalhou os principais desafios na infraestrutura rural de Itapeva

Por Vítor Aguiar

Publicado em 01/08/2025 15:28
O secretário de Transportes e Serviços Rurais, Laurindo Paulino, compareceu à Câmara nesta quinta-feira (31) e explicou a situação de diversas estradas rurais em Itapeva e os trabalhos da sua pasta. Ele também projetou a criação de uma versão municipal do Programa Melhor Caminho e a estadualização de algumas estradas vicinais, passando a gestão de vias para o Governo de São Paulo.

“A gente pensa em fazer a ligação de qualidade entre os municípios vizinhos. Temos vicinais que cortam Itapeva. No Guarizinho temos a Vicinal Faustino Daniel da Silva, que é asfaltada e liga da SP-258 até a Raposo Tavares (SP-270), passando por Itaí. Fizemos a manutenção e já protocolamos no DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para passar para o estado”.

Laurindo citou mais exemplos. “Temos também a vicinal que liga Itapeva a Nova Campina. A região vai ser contemplada quando o estado assumir a vicinal. Tem também, na Lagoa Grande, uma estrada que liga a Buri, que a gente pensa em melhorar futuramente”, explicou.

Pensando nesse trabalho de manutenção e ampliação da estrutura das estradas rurais, o secretário apontou a extensão do Município como principal desafio. “Nós temos 5.600km de estradas rurais, fazemos divisa com 10 municípios. A extensão de Itapeva é diferenciada, é a segunda maior do estado, perdendo de Iguape, que é uma região litorânea que não tem essa quantidade de estradas”.

Itapeva faz divisa com Paranapanema, Itaí, Itaberá, Itararé, Nova Campina, Ribeirão Branco, Guapiara, Capão Bonito, Taquarivaí e Buri. A grande estrutura das vias rurais engloba diversas estradas de ligação direta a várias dessas cidades e vias internas, que ligam distritos e bairros rurais e zonas de produção agropecuária às rodovias e entre si. As vias de escoamento dessa produção, inclusive, foram apontadas como prioridade e gargalo.

“Para pensar na infraestrutura dentro do Município, temos projetos grandes para melhorar cada vez mais o escoamento da produção, para correr atrás para o Governo do Estado assumir essas vicinais, que são estradas de grande movimento, escoamento muito grande. O Município merece e, com isso, a gente consegue dar um suporte maior nas estradas dos bairros se tiver essas vicinais nesse trabalho”.

Programa Caminho da Roça

O secretário também destacou parcerias com empresas e fazendeiros, que disponibilizaram materiais e equipamentos para as obras de algumas estradas na Zona Rural. Ele, inclusive, apontou esse trabalho como um embrião do Programa Caminho da Roça.

“Sempre falam muito do Programa Melhor Caminho, do Governo do Estado, então estamos criando um Programa Caminho da Roça, um programa municipal. São escolhas dentro do Município. Como temos mais de 5.000km de estradas rurais e não dá para fazer um trabalho robusto em todos ao mesmo tempo, estamos escolhendo trechos dentro do Município para fazer um trabalho mais fortalecido, com mais máquinas, mais equipamentos”.

Laurindo ainda destacou que esse trabalho com maior robustez dá uma longevidade maior à obra, além de indicar que ao fim dos trabalhos atuais a próxima região a ser atendida pelo programa deve ser o Faxinal.

A secretaria

Segundo Laurindo, a Secretaria de Transportes e Serviços Rurais deve mudar de nome em breve para Secretaria de Desenvolvimento e Infraestrutura Rural. Isso aconteceria para evitar confusões. “A gente verificou essa nomenclatura porque o pessoal estava confundindo muito com o transporte público, o transporte escolar. Então, vamos começar a trabalhar citando o desenvolvimento, que é levar o desenvolvimento, a infraestrutura à Zona Rural”.

Ele também apontou outros serviços que vêm sendo executados pela pasta nesses sete meses de trabalho. Laurindo destacou cursos de capacitação realizados por servidores, manutenção e recuperação de equipamentos, manutenção de pontes, lajotamento de bairros rurais, reformas de abrigos de ônibus, limpezas de fossas sépticas e atendimento com caminhões-pipa.

Sobre esse último ponto, inclusive, ele apontou mudanças: “A gente distribui 120 mil litros por dia, de domingo a domingo, com três caminhões-pipa. Tínhamos um caminhão alugado que dava suporte, mas conseguimos devolver e tirar um custo em torno de R$ 30 mil por mês. (...) Mas como a Sabesp foi privatizada, agora o Município tem que comprar essa água. O que eu economizei no caminhão, tem que voltar para pagar a água, está saindo em torno de uns R$ 34 mil, mas estamos em tratativas para um desconto ou a isenção”.

A 43ª Sessão Ordinária de 2025

Além do debate com o secretário, a noite ainda teve a primeira votação de três projetos de lei criando uma política municipal de transparência nas escolas municipais, de ambientes regulatórios experimentais para inovação empresarial e 33 novos cargos de motorista para a Prefeitura. A sessão também teve um voto de congratulações à Neoenergia Elektro e ao porta-voz da empresa em Itapeva, Raphael Johnnes Chichaveke.

A transmissão na íntegra da sessão está disponível através do Facebook e do Youtube da Câmara. A próxima sessão está marcada para as 20h da segunda-feira (4).


A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

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